Uma situação para ilustrar bem como funciona o marketing olfativo.
Hotéis estão cada vez mais explorando perfume para estimular os sentidos dos hóspedes do hotel e seus funcionários. Difundindo a fragrância apropriado em um lobby do hotel tem um efeito direto e significativo na percepção da sua estada dos clientes. Use perfume para construir conexões emocionais mais fortes com clientes e preferência de carro para sua marca.O olfato é mais sofisticado do que qualquer outro sentido como receptores de cheiro no nariz se conectar diretamente à seção do cérebro responsável pela memória e emoção.
Assim potente, acredita-se que o nariz seja responsável por afetar 75% das emoções diárias. É a estreita ligação da glândula olfativa, que registra o cheiro, e o sistema límbico, que controla emoções e memórias, que se diz ser responsável pelo poder por trás da sensação de cheiro.
As fragrâncias por sua vez podem ter um efeito benéfico sobre a irritação, estresse, depressão, apatia, e podem também aumentar ainda mais os fatores positivos como felicidade, sensualidade, relaxamento e estimulação.
O olfato é o sentido mais básico e direto e cria uma resposta emocional dos clientes e pode influenciar o humor, a memória e as emoções.
Caminhar pelo corredor de um shopping e ser atraído a uma loja por sentir um aroma irresistível. Esta é uma estratégia que o marketing olfativo possui para “fisgar” o cliente. Ao sentir novamente este aroma você se lembrará dos produtos e das boas sensações associadas àquele ambiente, e será induzido a novamente entrar na loja, este resultado indica que o marketing olfativo cumpriu sua função. Muito utilizado na Europa, Ásia e nos EUA, contudo para muitos no Brasil este conceito ainda é uma novidade. Os primeiros a utilizarem todo o seu potencial foram as grandes marcas.
O Marketing Olfativo é um recurso de Marketing Sensorial - estratégia recorrente às campanhas de marketing afim de criar um vínculo emocional entre clientes e marca.
Sua aplicação pode acontecer em Pontos de Venda, Campanhas de Marketing e Propaganda ou através de produtos perfumados.
Não por acaso, no Brasil, este tipo de ferramenta tomou os pontos de vendas, sendo uma ferramenta quase que exclusivamente utilizada no varejo. Afinal, são nesses locais onde clientes e marcas conversam. A atmosfera ambiental favorece a interação dos consumidores aos produtos expostos. Aumentando os pontos de contato, ou seja, integrando mais um sentido (o olfato) , melhor será a percepção daquele cliente sobre os valores da marca.
Integrar uma fragrância ao ponto de venda ou associá-la a uma marca é praticar Marketing Olfativo. Para tanto, essa mensagem deve estar alinhada às estratégias de marketing da marca e corresponder às expectativas do target.
Sendo assim, o aumento de vendas pode acontecer em duas frentes:Comportamentos favoráveis ao consumo ou Lembrança positiva da marca através de uma boa experiência de consumo.
Foram Os americanos os primeiros a fazer do aroma um aliado, usando-o para manter os apostadores mais tempo diante das mesas de jogos nos cassinos de Las Vegas, ainda na década de 70. Chineses e japoneses também investiram na aromatização dos mais diversos tipos de ambiente e até o metrô de Paris tem sua própria marca olfativa.
No Brasil, esse é um conceito novo, iniciado em meados dos anos 90 por alguns supermercados dispostos a atrair a atenção dos consumidores para áreas de pouco tráfego ou para um novo produto em oferta. Depois vieram as feiras e exposições e, há não mais de três anos, uma demanda mais significativa por parte do varejo e de promotores de eventos artísticos e culturais.
Referência em aromatização de ambientes, a Shekinah é conhecida
pela qualidade e apresentação de seus produtos, assim como de seus serviços prestados.
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